ADOLESCENTES

Para além dos trabalhos de casa, tarefas familiares e tempo para estar com os amigos, lidar com as alterações do teu corpo pode ser angustiante. Podes sentir que está tudo caótico, mas há coisas que consegues controlar!

O meu corpo

Quanto melhor compreenderes o teu corpo, mais fácil será cuidar bem dele, e quanto mais souberes, mais podes utilizar essa informação estando atenta aos sinais do teu corpo.

Durante a puberdade, à medida que o teu corpo atinge a maturidade sexual, ocorrem grandes alterações. O teu peito começa a desenvolver-se e começas a ter pelos púbicos. Podem aparecer borbulhas, e por vezes alterações de humor (uh!). O teu corpo começa a produzir corrimento vaginal e terás o teu primeiro período.

Corrimento vaginal

O corrimento vaginal é perfeitamente normal – é produzido pelo teu corpo para manter a vagina limpa e húmida – o que é bom! Se a mucosa vaginal estivesse seca, estarias suscetível a infeções vaginais (blegrrr!). O corrimento normal é transparente, espesso ou cremoso e tem um ligeiro odor.

Por vezes, se passar para a tua roupa interior ou se estiver exposto ao ar, pode ter uma ligeira crosta, não te preocupes – isto também é normal. Poderás ter mais corrimento a meio do teu ciclo menstrual, isto é, duas semanas antes do período. Isto acontece durante a ovulação (quando o teu ovário liberta um óvulo).

A primeira menstruação

A primeira menstruação ocorre normalmente entre os 11 ou 12 anos, mas pode surgir entre os 8 e os 16 anos. Não te preocupes se o teu primeiro período aparecer mais tarde ou mais cedo do que o das tuas amigas – qualquer altura dentro daquelas idades é perfeitamente normal.

Um ciclo menstrual é o período compreendido entre o primeiro dia da hemorragia menstrual e o primeiro dia da menstruação seguinte. Um ciclo dura aproximadamente um mês (em média 28 dias mas pode ser mais longo ou mais curto). O líquido expelido durante o período, é composto pelo revestimento uterino, sangue e tecidos que aumentam durante a fase fértil do teu ciclo mensal.

O sangue menstrual pode ter diferentes cores, desde cor-de-rosa ou vermelho mais escuro durante as diferentes fases do período. Pode ser muito intenso no primeiro dia, e mais leve depois.

Os períodos menstruais duram habitualmente entre 3 a 5 dias, mas podem ser também mais longos ou mais curtos. Também é normal que os períodos não tenham o mesmo número de dias todos os meses especialmente durante os primeiros anos.

Cuidados íntimos

Podes sentir-te insegura quanto a odores embaraçosos causados pelo corrimento ou pela menstruação, mas uma boa rotina de higiene diária pode ajudar-te a sentires-te fresca e confiante. Devido à sua anatomia reprodutiva especial, as meninas têm necessidades de higiene específicas. Qualquer jovem pode sentir por vezes odor, corrimento vaginal, prurido ou secura. Como sabes, os jeans e roupa interior apertadas podem ser sexy, mas também interferem com a circulação de ar, podendo dar origem a descamação ou irritação.

É importante usar um produto especificamente criado para os cuidados íntimos. Um gel de lavagem íntima, como o Lactacyd Sensitive limpa suavemente e refresca a tua zona íntima. Contém ingredientes muito suaves, não contém sabões e está enriquecido com ácido láctico.

O ácido láctico é produzido naturalmente pela vagina para a manter saudável evitando a proliferação de bactérias nocivas. Ajuda também a manter um equilíbrio saudável do pH, proporcionando uma defesa contra irritações, prurido, dor e infeções. Ao contrário da maioria dos sabões e geles de banho, o Lactacyd Sensitive tem um pH equilibrado que respeita o equilíbrio natural da tua zona íntima.

Lava a tua zona íntima pelo menos uma vez por dia. Não é necessária uma lavagem interna, deves lavar somente a tua zona externa.