HIGIENE ÍNTIMA

“O QUE SE ESTÁ A PASSAR COMIGO?”

Quais são os problemas mais comuns que afetam as mulheres? Que fatores favorecem o aparecimento de infeções? Que cuidados a ter para as prevenir? Quais os efeitos de algumas infeções ginecológicas? Descubra as respostas para estas perguntas e fique mais tranquila!

AS INFEÇÕES PODEM AFETAR A FERTILIDADE?

Se forem diagnosticadas a tempo, não. A maioria das vaginites infeciosas na mulher é causada por microrganismos facilmente tratáveis, que não deixam sequelas; e ocorre devido a desequilíbrios da flora habitual vaginal, não afetando posteriormente a fertilidade.

Mas existem bactérias, como a Clamídia, que se transmitem por via sexual e que

LER MAIS

PODEREI TER UMA INFEÇÃO E NÃO NOTAR NADA?

Sim, às vezes as infeções vaginais são assintomáticas e podemos não notar qualquer sintoma.

A infeção provoca inflamação na mucosa vaginal que, geralmente, costuma ser acompanhada por um aumento na secreção vaginal; mas ao princípio podemos não notar nada. Esta informação é principalmente causada pela alteração do equilíbrio da flora vaginal

LER MAIS

VULVOVAGINITE NAS MENINAS E NAS ADOLESCENTES

É o problema ginecológico mais frequente na infância, e costuma afetar as meninas desde os 2 anos de idade até à puberdade.

A maioria não é por infeções, mas sim por irritação da pele da vulva e da vagina.

Como ainda não há estrogénios (porque tal como na menopausa, os ovários não

LER MAIS

INFEÇÕES RECORRENTES

Há mulheres que apresentam infeções recorrentes; nestes casos deve-se verificar que não sofrem de doenças sistémicas como, por exemplo, a Diabetes, que baixa um pouco as defesas.

Também pode dever-se ao facto da mulher estar a tratar a infeção, mas o homem não. Se assim for, ela vai contrair novamente a

LER MAIS

QUAIS SÃO OS FATORES QUE FAVORECEM AS INFEÇÕES ÍNTIMAS?

A idade e o sexo. As mulheres sofrem destas infeções principalmente antes de chegar aos 55-60 anos; por outro lado, os homens observam um incremento progressivo a partir dos 55 anos.
Estar grávida: a frequência é quase o dobro relativamente às mulheres que não se encontram neste estado.
As relações sexuais, o

LER MAIS