O PH DOS PRODUTOS DE HIGIENE PARA A VULVA E VAGINA

A parte externa dos órgãos reprodutores femininos denomina-se vulva, que significa “cobertura”.

A sua pele apresenta folículos pilosos e glândulas produtoras de gordura e suor, mantém uma humidade no corpo e é sensível a alterações do nosso metabolismo, hormonas e agentes externos.

O pH normal da vulva é ácido, varia entre 3,8 e 5,9, e altera-se ao longo das várias idades e das várias fases do ciclo menstrual, dependendo do nível hormonal, da presença de lactobacilos e de ácido láctico. Se o pH se alterar muito, afetará a mucosa vaginal e o seu mecanismo de regulação.

Perante uma variação do pH, a mucosa vaginal aciona um mecanismo de autorregulação para restabelecê-lo, ou seja, corrigir o equilíbrio entre o ácido láctico e o CO2, que é expulso junto com o suor para impedir a proliferação de microrganismos e assim evitar as infeções. Mas se a descompensação for demasiada, o mecanismo autorregulador, poderá não ser suficiente, contribuindo para a ocorrência de infeções, prurido, irritação e inflamação.

Por isso, Lactacyd ajuda à sua proteção, uma vez que contém ácido láctico, semelhante ao que os seus órgãos genitais produzem. Além disso tem um pH adequado que ajuda a manter o pH equilibrado.