MENSTRUAÇÃO

A menstruação é um período de elevado risco de infeções, porque o muco que habitualmente bloqueia o colo do útero (a entrada do útero) abre-se durante a menstruação para deixar passar sangue, o que pode facilitar a entrada de bactérias no útero e cavidade pélvica. As alterações no pH vaginal podem também aumentar a probabilidade de infeções fúngicas.

Uma boa rotina de higiene íntima com Lactacyd Íntimo pode ajudar-te a sentires-te mais fresca e mais confiante, mesmo durante a menstruação.

Sugestões para um período fresco e saudável

As melhores práticas

Aprender as regras básicas de uma boa higiene menstrual ajuda a manteres-te saudável e a evitar infeções durante a menstruação.

Lava-te regularmente: Lava-te pelo menos uma vez por dia para ajudar a manter a tua zona íntima limpa evitando maus odores. Lava as mãos antes ou após usares a casa de banho, mudares a tua proteção menstrual ou limpares a vagina.

Usa o produto certo: Usa sempre um produto que seja especialmente indicado para os cuidados íntimos, porque a pele da tua vagina é mais sensível do que outras partes do corpo. Lava sempre a vagina na sua parte externa e nunca uses um sabão vulgar, gel de banho ou champô na tua zona íntima, porque pode alterar a tua flora natural e a acidez. Lactayd Íntimo é um gel íntimo ideal para o dia-a-dia e também durante a menstruação porque assegura a manutenção do equilíbrio de pH e flora vaginal.

Vestuário: evita usar roupa apertada ou tecidos sintéticos que não deixam a pele respirar. Roupa usada muito perto da vagina pode aumentar a humidade e o calor e irritar a tua pele. Usa roupa interior de algodão e roupa solta para te ajudar a manter fresca e seca.

Muda os pensos e tampões higiénicos frequentemente: O uso contínuo do mesmo penso ou tampão aumenta o risco de infeção. A exposição
prolongada a pensos higiénicos húmidos pode também irritar a pele.

Usa o tampão com absorção adequada: usa sempre o tampão com o menor nível de absorção para o teu fluxo menstrual e nunca uses um tampão se não estiveres com o período. Usar proteção super absorvente pode causar descamação e secura.

Limpa-te da frente para trás: Tentar manter a limpeza vaginal e anal separada e limpa-te sempre da frente para trás. Isto reduzirá o risco de expores a tua vagina às bactérias nocivas, o que poderia causar infeções.